FERRAMENTAS
RASTELOS
Olá pessoal,
para iniciar no ramo da modelagem você irá precisar de algumas ferramentas para ir colocando a massa ou retirando quando necessário. Essas ferramentas são comumente chamadas de rastelos e estecas.
Elas existem no mercado em vários modelos.
ESTECAS
ESTECAS
Elas podem ser adquiridas em lojas de arte e algumas em lojas que vendem produtos no ramo da odontologia, sim aquelas ferramentas de dentista são utilizadas para modelar.
Elas existem em grande variedade, mas no final das contas você poderá modelar quase tudo utilizando uma meia dúzia delas.
ESTILETES
PINCEIS
Pode ser uma boa opção para amolecer a Clay.
FORNO DE LUZ
Uma opção para amolecer a clay.
Você pode comprar um pronto na Dim Clay, mas claro você pode improvisar fazendo artesanalmente seu próprio forno. Gosto de revestir as paredes do meu forno com papel alumínio.
Alcohol Torch
Usado para esquentar as ferramentas de modelar como as estecas. Também usado para derreter a clay, ou na hora de dar o acabamento final.
https://www.youtube.com/watch?v=rzqNmLJG7JU
Fazendo um
https://www.youtube.com/watch?v=IxLMlaKUGac
LAMPARINA DENTAL
Esquentar a ponta da esteca e dar acabamento. Comprar em lojas dental.
MICRO RETIFICA
A micro retifica poderá ser bastante útil para realizar alguns reparos na peça retirada do molde feita de resina. Geralmente a peça não sai toda bonitinha, seria um sonho.
MATERIAIS
ARGILA SINTÉTICA - CLAY
O clay (argila em
inglês) pode ser encontrado em variadas durezas para as mais variadas
finalidades. Dependendo do grau de dureza, é necessário o
uso de alguma ferramenta com fonte de calor ou um forno de luz para “amaciar” o
clay duro na hora em que estiver trabalhando porque é imprescindível trabalhar
com ferramentas de aquecimento regulado.
Você pode até fabricar o seu próprio clay, procurando pela internet encontrará algumas receitas. Mas
nada se compara a uma massa profissional criada por alguém que está no ramo a muito tempo.
Temos algumas marcas nacionais, como a DIM CLAY E A X3 CLAY, que possui não só os
clays profissionais, mas também ceras, resinas, borracha de
silicone, suprimentos para todo e qualquer propósito artístico no ramo de
escultura, maquiagem FX, stop motion e muito mais. Dê uma passada lá no site se
você está pensando em adquirir materiais de primeira linha.
Chavant: http://www.chavant.com/chavant_ob/index.shtml
Massa de Polímero / Polyclay / Polymer Clay
Preferida por muitos escultores por sua capacidade de pular alguns estágios do processo de construção de uma peça sob encomenda, a massa de polímero reúne as qualidades de um clay (nunca seca) junto da característica da massa epóxi (endurecimento) com a vantagem de endurecer na hora que o escultor quiser.
Basicamente ela é uma massa que, após condicionamento (amassar/sovar por alguns minutos) torna-se extremamente plástica e flexível para modelagem em uma peça. Após modelar o que você quiser, coloque a massa em um forno para cura/endurecimento. Não vou entrar em detalhes sobre quanto tempo deixar dentro do forno ou a quantos graus ela endurece porque isso depende do fabricante. Apenas aconselho o seguinte: siga RIGOROSAMENTE as especificações de queima do fabricante. A grande vantagem da queima doméstica dessa massa é que não é necessário ter um forno especial e nem aquecer demais o forno. Enquanto as argilas precisam de fornos especiais de alta temperatura e performance para endurecer, a Polymer Clay não precisa de altas temperaturas como essas argilas.
Se você não for trabalhar com esta massa por um tempo, é melhor guardá-la em um recipiente bem fechado para não endurecer demais porque, sem uso, ela fica dura e “esfarelenta”.
Destaco aqui a marca SUPER SCULPEY. A massa de polímero mais conhecida dos escultores internacionais. Existe a anos e sempre agradou o pessoal, desde que você se acostume com a plasticidade da massa, é a opção número um internacionalmente.
No Brasil, temos a PVClay Polymer Clay (Ex-Bozzi, muito boa também!). Esta é uma ótima oportunidade para valorizar os produtos produzidos aqui no Brasil. Com certeza a PVClay sai muito mais em conta ($$$) que outras marcas importadas e depende apenas de que você se acostume e aprenda com a plasticidade que a massa proporciona. Além disto é óbvio que, sendo massa de polímero, ela funciona tão bem como uma massa de polímero deve funcionar, senão os fabricantes nem a colocariam no mercado, não é mesmo? Existe a opção cinza que é mais dura e serve para trabalhar pequenos detalhes em peças de escultores/modeladores exigentes.
ATENÇÃO: Quando colocar massas de polímeros em um forno, nunca coloque alimentos no forno junto à massa na hora da cura/queima e evite respirar os gases que saem da superfície da massa quando ela está saindo do forno quente.
Preste atenção, essa massa não se esquenta para trabalhar nela, só vai ao forno quando a peça estiver totalmente finalizada.
Aqui vai a lista das marcas profissionais disponíveis no mercado e os fabricantes"
Fonte: becodosbonecos.blogspot.com
Onde comprar a PVClay? Aqui, nesse site.
Veja esse vídeo do Ivo Gosling da Claytrix
1/2
Nenhum comentário:
Postar um comentário