terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Um boi em fibra e vidro


Um boi em fibra de vidro


Como fazer uma escultura de bronze

Como fazer uma escultura de bronze
Sempre fiquei curioso sobre o processo de produzir uma peça metálica. Vejamos então como elas são feitas.

Arte barroca

Veja como esculpir uma arte barroca com artista Wandecok.






Fazendo um jumento



Fando um boi em argila




Como fazer uma escultura barroca?
Veja nesse vídeo.

Como cozer argila

Muitos de nós a certa altura já criámos um molde, no entanto, sem nunca termos terminado os nossos trabalhos num forno. Cada vez são mais os aficionados, faculdades e centros de estudos que adquirem um forno de cerâmica artística, uma vez que cozinhar as esculturas é essencial para garantir a sua durabilidade e estabilidade. Se pensar bem, se souber cozer barro, conseguirá que as suas esculturas, louças e lembranças sejam para além de criativas, eficientes a longo prazo.

Vai precisar de:

 Uma peça de barro seca e oca
 Um forno de cerâmica profissional
Passos a seguir:

1

Amasse muito bem a peça ao mesmo tempo que a esculpe para que não apareçam bolhas de ar por dentro para não explodir no forno.

2

Assegure-se que a peça não é maciça, e se for oca verifique se tem uma entrada de ar, pois poderia explodir durante a cozedura no forno.

3

Para cozer uma peça de barro, a primeira coisa que é necessária é estar completamente seca. Para isso, o artigo "Como secar uma escultura de barro", explicar-lhe-á como eliminar a umidade da figura de modo progressivo.

4

Repare que, após a sua cozedura, a peça perde muita umidade diminuindo significativamente, perdendo cerca de 10% do seu volume. Se a sua peça tiver medidas específicas, faça-a um pouco maior para compensar esta diminuição de tamanho.

5Inscreva-se num curso de cerâmica e de modelagem de barro. Além de ensiná-lo e orientá-lo, geralmente há um responsável pelo processo de cozedura.

6

Se pretender fazê-lo sozinho, poderá ter acesso a um forno de cerâmica profissional. É fácil encontrá-lo em muitos centros ou oficinas civis e lojas de cerâmica, onde poderão cobrar entre 5 a 30 €, dependendo do tamanho da peça e do espaço que ocupa no forno. O mais comum é aproveitarem uma fornada para cozer várias peças.

7

Não tente cozê-la no forno em casa. Para isso, existe à venda em lojas de artesanato massas especiais para cozer em baixas temperaturas.

8 Se a sua peça tiver medidas muito grandes e o forno for pequeno, terá de cozer a peça em partes e montá-la depois de cozida. Se não quiser partir a peça às partes, contate uma empresa que tenha um forno industrial.

9

A temperatura da cozedura varia dependendo do tipo de argila. A argila mais comum usada em cerâmica, composta por diferentes tipos de silicatos de alumínio hidratados, é cozida a uma temperatura que oscila entre os 900º e os 1000º. Se, por outro lado, utilizou argila refratária, cerâmica ou porcelana a temperatura de cozedura aumenta e oscila entre os 1250º e os 1300º.

10

Para que a cozedura seja segura e estável, pode demorar mais de 8 horas. Os profissionais responsáveis pela cozedura garantem que depois de desligar o forno, a peça é arrefecida lentamente para evitar grandes contrastes que poderiam estragá-la.


Conselhos

A cerâmica pode pintar-se antes ou depois da cozedura. Pode decorar a sua peça previamente com diferentes tipos de tintas ou esmaltes. A temperatura de cozedura será semelhante à das pastas de cerâmica.

    Fonte:https://artes.umcomo.com.br/artigo/como-cozer-argila-1397.html

Como secar uma peça de argila natural

Como secar uma escultura de argila?




 A modelagem em barro é uma prática excelente para crianças e adultos. Todos somos capazes de moldar, no entanto nem sempre o fazemos da melhor forma e às vezes a escultura parte-se por motivos que desconhecemos. Um deles, é a má secagem da peça, que em muitos casos é a causa da explosão no forno. É fundamental que saiba como secar uma escultura de argila de forma homogênea para garantir a estabilidade das suas obras.

 Vai precisar de: Barro (argila) Panos Plásticos Água Molas (Pinças) Elástico Também lhe pode interessar: Como fazer uma secadora Passos a seguir:

1 Mantenha o barro mole enquanto trabalha a peça. Não deixe que chegue a endurecer nem a molhe massivamente porque assim a argila perderá consistência. 2 Não molhe as mãos. Pulverize a peça de argila antes de a trabalhar se vir que está um pouco dura, mas espere que absorva a água antes de mexer nela.

O barro não deve estar pastoso nem escorregadio. 3 Cada vez que a cobrir,polvilhe com água de um modo uniforme e cubra com um plástico bem colado à escultura para evitar que entre ar e a possa secar. Feche o plástico com molas ou uma cola para que não entre ar por baixo.

 4 Cuidado com os panos úmidos. A maioria das pessoas cobre as esculturas com um pano umedecido em água e um saco de plástico. Este sistema funciona se trabalhar quase diariamente e o pano não chegar a secar. Se vai passar muito tempo sem lhe mexer, é preferível que não coloque o pano, uma vez que quando secar continuará a absorver a água da sua escultura, secando-a antes do tempo.

 5 Uma vez terminada a escultura, não tenha pressa e deixe-a secar progressivamente. Não a destape logo e a coloque próxima de uma fonte de calor (ao sol ou um aquecedor), isto porque a mudança de temperatura e umidade será demasiado brusca. Deixe-a "mal tapada" durante os primeiros dias, colocando o plástico por cima mas sem o fechar bem. Deste modo secará gradualmente.

 6 Passado uma ou duas semanas, retire o plástico e deixe a escultura ao ar livre durante mais duas semanas. Pense que embora pareça seca por fora, no entanto ainda contém água por dentro.

 7 Posto isto, a sua peça está pronta para ser introduzida no forno. Saiba como cozer argila e consiga esculturas, louças e lembranças eficientes a longo prazo. E se tem o azar da sua escultura de barro se partir já depois de seca ou aparecer alguma greta, veja como colar pedaços de argila e ficar com a sua escultura como nova outra vez. Se deseja ler mais artigos parecidos a Como secar uma escultura de argila, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

 Conselhos É preferível que utilize uma base de madeira que não inche com a água.